terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Cuidados para o verão

Durante o verão, o cuidado com a pele precisa ser redobrado para evitar o câncer de pele
Com a chegada do Verão, as pessoas curtem as férias nas praias e clubes e consequentemente tomam bastante sol. Com a alta incidência do câncer de pele, os cuidados com a pele, principalmente durante a estação, devem ser redobrados para aproveitar a temporada com responsabilidade e manter a saúde ao longo da vida.
O câncer de pele é o tipo mais frequente no Brasil e corresponde a aproximadamente 25% de todos os tumores malignos. Apesar das pessoas não darem importância para a gravidade do câncer, a doença é agressiva e pode levar ao óbito por metástase, que nada mais é quando o câncer compromete os outros órgãos. Quase sempre a causa do câncer de pele é a exposição excessiva ao sol.
A principal medida de prevenção é se proteger dos raios solares UV-A e UV-B, que são raios responsáveis pelas sensações imediatas de vermelhidão e queimaduras. Entre 10h e 16h, os raios UV-B entram em ação provocando graves queimaduras e aumentando a propensão da pele ser atingida pelo câncer.
De acordo com o oncologista Dr. Eduardo Johnson, oncologista diz que a melhor proteção dos raios solares é a barreira física, como bonés, chapéus e roupas que ajudam a proteger a pele. Quando não é possível usar as barreiras físicas é importante recorrer ao protetor solar, com repetição de aplicação. O ideal é aplicar o produto de duas em duas horas quando estiver exposto ao sol e a cada 4 horas no dia a dia. A pele é o maior órgão do corpo, por isso sempre é importante observar as pintas e manchas. Caso elas tenham alguma alteração de cor ou ferir e demorar mais de duas semanas sem cicatrizar, é preciso procurar ajuda médica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário